terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto Diga Não ao Bullyng



5.3 Pesquisando na Wikipédia:

Bullying

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cena de assédio escolar registrado no primeiro dia de aula de um aluno no Instituto Regional Federico Errázuriz, Chile.
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.[1]
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrid


Atividade 5.2 Projeto Integrado de aprendizagem
Cursistas: Jackeline, Gislaine e Valdirene

PROJETO BULLYING

1. Identificação
Nome do(s) cursista(s)
Gislaine Cristina de Jesus
Jackeline Moura do Carmo
Dalva Rossmann
Nome da Escola: Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho                                              Local: Ministro Andreazza/RO          
Público Alvo: Funcionários da instituição, Pais e alunos Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telensino        
Número de alunos: 788
Pessoal envolvido: Equipe Pedagógica, Professores e Psicologia Educacional

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A prática do bullying é frequente no cotidiano escolar e que precisa ser conhecido para ser combatido.

Justificativa
Ao analisar o fenômeno da violência, vemo-nos diante de uma série de dificuldades, não apenas porque o fenômeno é complexo, mas, principalmente, porque nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre nossos pensamentos, sobre nossos sentimentos e atos. As fronteiras da violência no tempo e no espaço se tornam aliáveis, frágeis e difíceis de serem definidas. E o que temos notado é que a grande maioria dos profissionais da educação não sabem tratar e distinguir os alunos agressivos dos indisciplinados e violentos. Por isso, a importância de se refletir sobre um assunto tão pouco conhecido.

4. Objetivo (s)
Minimizar comportamentos inadequados (apelidos e discriminação etc.) através da interdisciplinaridade, conscientizando os alunos da responsabilidade e do envolvimento de cada um no processo de aprimorar os relacionamentos intra e interpessoal;
Usar o potencial comunicacional das TICs na busca de informações e novos conhecimentos sobre a temática em estudo;
Respeitar a diversidade de valores, diferenças, respeito a dignidade e comportamentos existentes e relativos ao Bullying;

5. Conteúdos
Língua portuguesa, Inglesa e espanhola: leitura, interpretação e produção textual
Artes: música
Filosofia, Sociologia, Educação Religiosa e outros: Conhecendo e discutindo sobre o Bullying; Comportamento humano; Construção de Valores
Educação Física: Regras e disciplina
Matemática: Estatística

6. Disciplinas envolvidas
Todas.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Palestras com todos os funcionários da escola – 10 de setembro de 2011;
Palestras com todos os alunos desta instituição agrupando salas, conforme anexo – de 03 a 07 de outubro de 2011;
Palestras com pais – 05 de outubro de 2011;
Atividades diversas visando desenvolver valores como responsabilidade, liberdade, respeito, solidariedade e amizade. Regras de convivência, Autoestima – outubro a dezembro de 2011;
Fechamento com apresentações e diversos materiais produzidos – 05 de novembro de 2011.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV, aparelho de DVD, Data Show, Notebook, Computadores do laboratório de informática, Caixa amplificada de som, Internet, Câmera e filmadora digital.

9. Registro do processo
Relatórios, Fotos e vídeos das diversas partes do projeto.

10. Avaliação e Resultados esperados
Contínua por meio da observação da melhora dos comportamentos inadequados, caracterizados como bullying, na escola.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes, Poster, Painel, Blog, Apresentação final...

12. Referências Bibliográficas
Filmes: Bang Bang Você Morreu; Para salvar uma vida; Meninas Malvadas; De repente 30; Ponte para Terabítia; Tiros em Columbine; Nunca fui beijada; Um grande garoto; Forrest Gump e Querido Frankie.
Sites: paisonline.homestead.com;
Livros: Bullying na escola.


Atividade 4.4 Buscando imagens na internet

Foto com os profissionais da Escola:
 Foto da palestra com os alunos :

Nenhum comentário:

Postar um comentário